O Ayurveda (Terapias da Vitalidade)

O Ayurveda é a filosofia médica oriental que foi desenvolvida na cultura indiana há muitas centenas de anos. Para a filosofia de vida ayurveda a mente e o corpo sempre estiveram interligados pois os benefícios do físico influenciam positivamente no equilíbrio mental.

A vitalidade do corpo promove o bem estar que ativa e melhora a harmonia das ações e dos aspectos do corpo.


“Afirma-se que o ser humano é uma árvore invertida, se o objetivo é melhorar as flores e frutos deve-se atuar na raiz da planta.”

As memórias dos aprendizados ao longo da vida ficam reservadas no sistema nervoso e para acessá-las deve-se rever os comandos e conceitos limitantes da mente para tentar reprogramar novamente as sensações da saúde no cérebro.


Para libertar das doenças é preciso rever os conceitos e não adianta somente os medicamentos para a doença física sem compreendermos como os distúrbios mentais se instalaram.

Charaka Samhita, principal texto de clinica medica ayurvedica, afirma “O corpo e a mente constituem o substrato das doenças e da saúde e é a sua utilização equilibrada que torna-se a causa da felicidade”.


“Os fatores patogênicos ou humores do corpo são os Doshas Vata, Pitta e Kapha, enquanto as causas do adoecimento da mente são Rajas e Tamas”.

As analises vitais da Ayurveda possui três grandes qualidades ou mahagunas em sânscrito: Sattva traz equilíbrio, paz de espirito, introspecção e autoconhecimento, Rajas promove paixões, desejos, movimento e ação e Tamas gera inércia, escuridão, preguiça e embotamento.

As 3 qualidades Sattwa, Rajas e Tamas são importantes e o Ayurveda recomenda que deve-se aumentar Sattva e diminuir Rajas e também Tamas. A reprogramação dos efeitos patogênicos da mente podem ser superados por exercícios de lucidez espiritual, estudo das tecnologias humanas energias da paciência, energias de ativação da memória através da meditação ativa e passiva.


Meditações da Saúde Eletromagnética com embasamentos na Ayurveda Tibetana

As práticas regulares da meditação orientada trazem muitos benefícios físicos e mentais isso já é fato também no ocidente.Muitas pesquisas revelaram a importância da meditação em muitos países, e de seus muitos efeitos positivos: mais estabilidade emocional, harmonia,equilíbrio e diminuição da ansiedade,depressão,etc.

As práticas da meditação trazem recursos e ativações importantes para a memoria, inteligência criativa, melhora da concentração, e do sono. Com as práticas meditativas diárias há um aumento da disposição e da vitalidade.

A meditação parece produzir um estado de relaxamento profundo conjugado a um estado mental de tranquilidade.

Arleime Fogaça

3 visualizações